O que está por trás do imobzi?

Sem imagem

Dedico-me a falar neste post sobre o SGBD Firebird 2.0.

O que é o Firebird? Ele está no imobzi v2?

O Firebird é um banco de dados completo e robusto que suporta milhões e até bilhões de registros na sua versão 2.0.
O Firebird compete de igual para igual com grandes bancos de dados como o MySql, SQL Server, Interbase, Oracle e etc… A grande vantagem do Firebird, é o fato de ele ser open source, ou seja gratuito, o que faz dele hoje o melhor banco de dados aberto do mundo (na minha humilde opinião) para Desktop. Já para internet ainda o bom e velho Mysql é melhor no que diz a respeito a todas as empresas de hospedagem oferecê-lo.

Quando surgiu o Firebird?

O Firebird surgiu em julho de 2000, após a Borland abrir o código fonte do Interbase 6.0, nascendo aí a o projeto Firebird, que é a organização responsável pelo Firebird.

Quais empresas usam o Firebird?

Muitas grandes empresas já usam o Firebird, entre elas o Banco do Brasil, isso significa a cada dia que o Firebird é um banco de dados sério pronto a competir com qualquer banco de dados.

Desde quando o imobzi suporta o Firebird?

O Firebird está presente no imobzi desde que ele foi lançado, apesar que inicialmente o imobzi suportava o Interbase.

Vejamos agora as novidades da versão 2.0:

O desempenho do Firebird, foi melhorado, de forma que ele aproveite ao máximo o hardware da máquina. Ou seja, quanto melhor a sua máquina mais rápido o Firebird executará suas consultas , alterações, e etc. Um bom exemplo foi mostrado na Softool’06, onde um ERP (integra todos os departamentos e funções de uma companhia, em um simples sistema de computador que pode servir a todas necessidades particulares de cada uma das diferentes seções) russo estava rodando com um servidor Firebird 2.0 Classic e um número médio de 100 conexões simultâneas, acessando um banco de dados de 120GB com 700 milhões de registros! O servidor era uma máquina bi-processada (2 CPUs – Dell PowerEdge 2950) com 6GB de RAM.

Em relação a backup, foi incluido um sistema de backup incremental, que facilita muito, pois só é feita a cópia de dados novos ou que foram alterados. O sistema de segurança também foi melhorado, agora está incluida uma melhor criptografia para senhas e proteção contra ataques “Brute Force”.

O Firebird 2.0 também “quebra” algumas restrições em relação a versão anterior(1.5), como por exemplo o limite máximo de 30 GB no tamanho das tabelas e de 252 bytes nos índices, esta eficácia torna o banco capaz de suportar um maior volume de dados. E agora há também suporte para plataformas de 64 bits.

Enfim, para aqueles que pensavam que o Firebird é um banco de dados comum, lendo o texto acima mudará com certeza sua opinião.

Veja este link também:

O que era bom ficou ainda melhor.
http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=356

Estamos trazendo este artigo, aqui para o Blog, pois a nova versão 3.0 do imobzi já virá com o banco de dados Firebird 2.0.

Faça download neste link: http://www.firebirdsql.org/index.php?op=files.

A grande novidade é que o imobzi v3, suportará a versão 2.0 do Firebird e mais virá preparada também para a 2.1 que possibilitará trabalhar com o banco de dados remotamente, com a performace bem melhor do que a 2.0 e 1.5.

Um grande abraço,

Equipe quickfast

Nilson Silva
CEO & Founder
Você pode gostar
Sem imagem
Está no ar o site da “imobiliária modelo” em fase beta
Sem imagem
1º post do ano….
Sem imagem
Dia 15 de setembro, dia do Cliente
1 comentário
  • Carlos Gil
    24/08/2007 às 11:29
    Responder

    estamos ansiosos pela nova versao 🙂

Deixe seu comentário

Comentário*

Nome*
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.