Backup. Fazer ou refazer tudo?

Sem imagem

Após muito tempo sem postar 🙂 , vamos falar hoje um pouco sobre backup.

Para um melhor entendimento dividimos o tópico backup em 3 partes:

Importância de se fazer Backup

Após experiências, nada agradáveis de alguns clientes, que estão perdendo seus dados por não estarem fazendo este simples processo, que consiste em fazer cópias de seus arquivos, surgiu a idéia de postar aqui, após falar, falar e falar, quem sabe aqui seremos ouvidos ;-).

Muitos usuários só se dão conta de fazer o backup, quando é tarde de mais.

O backup é importante não só para recuperar eventuais falhas (bem como apagar arquivos que não podiam ser apagados), é importante também para casos de vírus, invasões de hacker’s, defeito no disco rígido e etc.

Lembre-se, suas informações não tem preço!!! Uma perda de dados pode atrapalhar totalmente seus negócios.

Backup no Imobzi

O Imobzi possui um ótimo e prático sistema de backup, instalado no modo administrador. Ele encontra-se em menu Ajuda – Ferramentas. Uma observação que deve ser feita, é que este sistema de backup, do imobzi, deve ser feito no micro onde se encontra o banco de dados, e não através de uma estação de trabalho.

O ideal seria fazer um backup diariamente, mas para quem não faz muitos lançamentos no sistema, um backup no final da semana já resolve e muito, este problema de perda de dados.

Dicas

Ao se fazer um backup (isso vale para qualquer tipo de backup, seja ele do banco de dados do imobzi, dos seus arquivos pessoais e etc),deve-se levar em conta alguns cuidados, como os dados que irão ser salvos (por exemplo, verificar se os arquivos que estão sendo salvos, são realmente necessários, se não estão infectados por vírus, etc.),o tipo de mídia utilizado (cd, disquete, dvd,…).

É interessante também verificar o local onde serão armazenados estas cópias, por exemplo ao invés de deixar o backup na imobiliária, seria interessante ter uma cópia em sua casa, por vários motivos, como por exemplo um roubo, incêndio e vai que o Osama Bin Laden, jogue um avião em cima do seu escritório :-).

Enfim, sugerimos que seja criado uma rotina de backup em sua empresa. Invista neste pequeno processo que grandes transtornos serão evitados, uma vez que o banco de dados é o seu negócio.

Esperamos ter ajudado!

Um grande abraço,

Equipe do suporte

Nilson Silva
CEO & Founder
Você pode gostar
Sem imagem
“Boom imobiliário” vem aí…
Sem imagem
Novos vídeos!
Contatos integrados com o Imobzi
Contatos e imóveis do seu site, agora ‘caem’ dentro do Imobzi
10 comentários
  • 10/06/2008 às 08:26
    Responder

    Pedro,

    Obrigado pelo comentário e elogios a quickfast ;-).

    Quanto a mais recursos na correção de contratos, contate o nosso suporte por este link:
    http://www.quickfast.com.br/suporte

    Um grande abraço.

    Nilson

  • 09/06/2008 às 22:23
    Responder

    Ótimas soluções, muita paciência e calma,estão de parabéns estou refazendo meu banco de dados a partir de um backup, gostaria de saber se existem mais recursos de correção de contratos e etc…

  • 20/08/2007 às 08:20
    Responder

    Ok Carlos. Estou tomando nota disso.

    Um forte abraço.

    Nilson

    • thiago
      04/12/2018 às 19:07
      Responder

      não consigo recuperar as informações no sistema imobzifree atraves do backup. ao fazzer da forma convencional da erro na recuperação. como seria o passo a passo para restaurar o backup no sistema, pois não tem essa informação no manual? obrigado

      • 05/12/2018 às 09:30
        Responder

        Olá Thiago,

        Ficamos felizes em saber que está usando o ImobziFree. Caso a função de backup por dentro do Imobzi dê algum erro, você pode fazer um backup do arquivo do banco de dados na pasta C:/Imobzi/Data/Imobzi.fdb. Se não estiver nesta pasta, verifique em qual pasta você instalou o ImobziFree. Se ainda assim não conseguir, fale com a nossa equipe de suporte através do chat em: https://www.imobzi.com

        Importante: Ao copiar o banco de dados do ImobziFree, feche o Imobzi.

        Espero ter ajudado.

        Um abraço.

  • Carlos Gil
    31/07/2007 às 09:51
    Responder

    Boa Nilson. Se precisar de tester, estou a disposiçao, meu sistema ainda nao está em meio de produçao, só implantaçao. Entao o imobzi ja vai pular pra versão 3?

  • 27/07/2007 às 09:36
    Responder

    Lorenzo e Carlos,

    Primeiro agradeço as sugestões e na nova versão do imobzi a “v3” a automatização do backup deverá ser feita, já a solução imobzinet que será composta de:

    imobzi v3 => quickbot (robô integrador) => site, deverá estar pronta para o final de agosto ou meados de setembro.

    Estamos correndo e trabalhando muiito em cima disso, na semana que vem, nós iremos provavelmente publicar a 1º versão do site, está ficando “dez” :-).

    Abraços.

    Nilson

  • Carlos Gil
    26/07/2007 às 11:05
    Responder

    e as informações sobre o imbozi.net?

  • Carlos Gil
    26/07/2007 às 11:02
    Responder

    Realmente efetuo o backup de acordo com o movimento. diariamente, ou a cada dois dias, ja que estou em período de implementação. Sugiro também um “schedule”, maneira de automatizar o backup. Uma maneira interessante também de se fazer um backup é a replicação do banco de dados, ou seja, 2 bancos identicos. no caso de problema em um, levanta-se praticamente instantaneamente outro. 🙂

  • 25/07/2007 às 16:53
    Responder

    Realmente tema de muitíssima importancia. Parabéns.
    Sou usuário do imobzi e nunca fiz backup.
    Existe uma previsão ou estudo pra tornar essa rotina automática, fazendo que o sistema gere o backup através de um robo?
    Exemplo: Imobiliaria com 7 computadores, o programa iria gerar um backup em cada hd por dia.
    Continue com as publicações.

Deixe seu comentário

Comentário*

Nome*
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.